Centro de Perícias Renato Chaves de Castanhal

A Unidade Regional do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves do município de Castanhal, nordeste paraense, agora conta com uma nova estrutura. O prédio passou por reforma e ampliação para atender o aumento de demandas da região. Orçada em R$ 606.757,24, a obra incluiu revitalização da fachada, readequação da rede elétrica, ampliação da recepção e da sala de necropsia, reforma nas salas de balística forense e construção de novas salas de atendimento, como a de raio-X odontológico e a do núcleo ambiental.

CPC Renato Chaves de Castanhal ganha reforma e ampliação

20 de junho de 2014

O projeto faz parte da política de consolidação dos núcleos do órgão no estado. Segundo o arquiteto Eriko Nery, do CPC de Castanhal, a obra ampliou em 2.333 metros quadrados o antigo prédio. “Todo o projeto foi feito para readequar e melhorar os serviços ofertados pelo órgão. Tanto as demanda do Instituto de Criminalística quanto as do Instituto Médico Legal passaram por readaptações. A sala administrativa, por exemplo, que funcionava no fundo do prédio, foi deslocada para o lado da portaria e os consultórios médicos foram remanejados para receber mais iluminação solar”, explicou o arquiteto.

Entre as readequações proporcionadas pela obra se destacam a criação de salas de atendimentos exclusivos para mulheres e crianças, que até então eram realizados no mesmo espaço; o deslocamento da sala do núcleo de perícia ambiental, que antes funcionava junto com a sala de engenharia e agora possui um espaço próprio; ampliação da recepção; criação de um balcão exclusivo para o recebimento de armas e a construção da sala de antropologia, onde ficam as ossadas estudadas. “Fora isso, também foi criado o Núcleo de Papiloscopia, que aumentou e muito o trabalho de atuação do Centro de Perícias”, destacou Nery.

Diretora do Instituto de Criminalística, Sonia Nylander afirmou que a reforma e ampliação do prédio reorganizou os trabalhos realizados no local. “A reforma do antigo prédio e os remanejamentos das salas de atendimento deram mais qualidade no atendimento e no próprio ambiente de trabalho. No caso do instituto de criminalística, a criação do Núcleo de Papiloscopia e de uma sala exclusiva para perícia ambiental agilizaram completamente o nosso tempo na confecção de laudos”, ressaltou a gestora.

Além de Castanhal, a Unidade Regional do CPC também atende todos os municípios do nordeste do estado. Entre os principais serviços oferecidos pelo órgão estão necropsia, laudo de lesão corporal, pericias sexológicas, perícias ambientais, laudo definitivo de constatação de drogas, dosagens alcoólicas e perícias em armas.

Dados da obra:
Início: janeiro de 2014
Conclusão: abril de 2014
Valor da obra: R$ 606.757,24
Andamento da obra: 100%
Empresa responsável: A3 Engenharia Ltda.
Secretaria responsável: Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop)
Órgão beneficiado: CPC Renato Chaves

Texto: Adison Ferrera - Secretaria de Estado de Comunicação

PREVISÃO DE CONCLUSÃO